CAST-ROLL – PARANAPANEMA

0

Serviços de Engenharia, Gerenciamento da Montagem Eletromecânica, Gerenciamento dos suprimentos/ materiais e Gerenciamento dos arquivos técnicos de projetos para a implantação da Fábrica Cast & Roll (35.000 t/ ano) em sua unidade industrial de Utinga - Santo André/ SP.

O Gerenciamento da Montagem Eletromecânica da Fabrica de Tubos continha uma Fundição Contínua de Cobre, Laminação/ Trefilação de Tubos de Cobre, Equipamentos para Acabamento  e Forno de Recozimento Contínuo.

SIDERPERU CHIMBÓTE

0

Implantação de um Forno de 32 ton. com tecnologia da Empresa Tenova e dois sistemas de Despoeiramento de tecnologia Enfil, sendo um sistema para o novo Forno elétrico e outro para os dois Fornos LD's existentes na planta. A obra foi executada para o Grupo Gerdau, Usina SIDERPERU, na cidade de Chimbote no Peru.

Serviços de gerenciamento, execução de projeto e verificação de projetos de terceiros. Execução de retirada das obstruções existentes no local de implantação dos novos equipamentos. Execução do projeto de utilidades (ar, água, O2 e óleo hidráulico). Execução das estacas metálicas, blocos de concreto para reforço da estrutura civil e reforço da estrutura metálica devido ao aumento de carga em função da coifa sobre o Forno elétrico no teto da aciaria.

Supervisão de toda a obra civil, montagem eletromecânica e do sistema de utilidades.

Obra civil: Estacas metálicas; Reforço dos blocos do prédio; Execução da superestrutura civil do Forno elétrico; Execução do prédio da sala hidráulica/ sala elétrica/ sala do transformador; Câmera de combustão; Câmera de resfriamento; Base da civil da quench tower do Forno elétrico e Fornos lD; Base civil para os dutos do sistema de Despoeiramento; Base civil para casa de filtros do Despoeiramento; Base civil para os ventiladores do sistema de Despoeiramento; Base civil da chaminé do Despoeiramento; sala elétrica do Despoeiramento

Montagem Eletromecânica: Painéis elétricos do Forno; Lançamento de bandejas e cabos; Transformador do Forno, Painéis elétricos do Sistema de Despoeiramento; Superestrutura do Forno (Concha e carcaça); Sistema de Basculamento do Forno; Sistema de Giro do Forno; Sistema de Cal e Ligas; Sistema de Injeção de grafite no Forno; Abóbada do Forno; Duto refrigerado do quarto furo; Dutos refrigerados de interligação da Câmara de Combustão a Câmara de resfriamento; Quench Tower; Dutos de Despoeiramento; Ciclone; Desfagulhador; Casas de filtros; Chaminé e Ventiladores.

Lingotamento Continuo 3 - Serviço de modernização e alinhamento da máquina de lingotamento continuo da Siderperu, constituída por 4 linhas de lingotamento com perfil principal de seção 224 mm x 224 mm. A modernização constitui da execução do projeto da mudança do gap de refrigeração no molde, a implantação do novo rolo de pé duplo com refrigeração de face de 2 bicos por face, mudança da distribuição de refrigeração na segunda zona, redistribuição do sistema de lubrificação do molde e padronização dimensional e montagem das mesas oscilantes.

Implantação de marcos topográficos conhecidos a partir do Bench mark da usina para auxilio do alinhamento dos veios. Foi instalado marcos fixos de alinhamento e níveis em todos os andares do prédio do lingotamento contínuo.

Forno de reaquecimento (Forno de Tochos) - Implantação do Forno de reaquecimento de tarugos para perfil quadrado de 224 mm x 224 mm. Verificação de interferências do projeto civil com o projeto de mecânica e tubulação. Execução do projeto de tubulação óleo hidráulico. Supervisão da implantação da obra civil e montagem eletromecânica e tubulação.

USINA GERDAU ARAÇARIGUAMA

0

Coordenação de Engenharia Conceitual, Básica e Executiva, execução de Especificações, Caderno de Encargos/ Equalização de Propostas, e Gerenciamento da Construção Civil e Montagem Eletromecânica, comissionamento e start-up na Implantação da Usina Siderúrgica. A Aciaria foi modulada para duas etapas sendo a segunda para chegar à capacidade de produção de 1.000.000 ton/ano de billets.

O empreendimento compreende:

Pátio de Recebimento de Sucata, um Schredder (Triturador de Sucata), Pátio de Estocagem de Sucata Classificada, Pátio de Preparação de Cestão, (Prédio e Pontes Rolantes), um Sistema de Injeção de Ferros-liga, Cal e Insumos, Forno Elétrico, Forno Panela, Dependências Auxiliares (Oficinas de Manutenção/ Lubrificação, Oficina de Moldes, Almoxarifado e Armazenagem, Laboratório, etc), Sistema de Adição de Ligas e Coque, Lingotamento Contínuo, Pátio de Tarugos, Pátio de Escória, Despoeiramento (Filtros/ Silo de Pó, Chaminé, Dutos, Sistema de Exaustão, etc).

A Infra-estrutura composta por cercas, portarias administrativas e caminhões com balança e detector radioativos, prédios administrativos, restaurante, vestiários e escritórios, arruamentos e urbanização, Sistema de Captação de Água, Estação de Tratamento de Água Bruta, Estação de Tratamento de Água Potável, Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, Estação de Tratamento e Resfriamento de Água, um circuito de Água de Contato, com Poços de carepa (Aciaria, Laminação e Acabamento), circuito de Água de Não Contato, Sistema de Abrandamento, Sistema de desconcentração de lama, uma Planta de Estocagem de Oxigênio, Nitrogênio e Argônio, Central de Ar Comprimido, uma Estação de gás natural, com controle de pressão e medição de vazão e uma Subestação Elétrica Principal.

USINA VOTORANTIM RESENDE

0

Gerenciamento da Engenharia Básica e Executiva, Elaboração parcial dos Projetos Detalhados, execução de Especificações, Caderno de Encargos/ Equalização de  Propostas,  e Gerenciamento da Construção Civil/ Montagem Eletromecânica incluindo Administração Técnico/ Comercial dos contratos.

O empreendimento compreendia na construção e instalação de uma Siderurgica composta por: um Pátio de Recebimento  de Sucata (Prensa Tesoura e Ponte Rolante), um Pátio de Preparação de Sucata (Ponte Rolante e Subestação Elétrica), um Sistema de Injeção de Ferros-liga, Cal e Insumo, Forno Elétrico, Forno Panela, Dependências Auxiliares (Oficinas de Manutenção/ Lubrificação, Oficina de Moldes, Almoxarifado e Armazenagem, Laboratório, etc), Sistema de Adição de Ligas e Coque, Lingotamento Contínuo, Pátio de Tarugos, Pátio de Escória, Despoeiramento (Filtros/ Silo de Pó, Chaminé, Dutos, Sistema de Exaustão, etc).

Uma Laminação formada por um Semi Pórtico, uma Mesa de Levantamento e Transição, Forno de Reaquecimento, Gaiolas Horizontais, Gaiolas Verticais, Rolos Impulsionadores, Tesoura de 950 mm, Caixa de Resfriamento, Tesoura de corte 700 mm, Bloco Acabador, Formadores de laço, Formador de Espiras, Coletor de Bobinas, Compactador de Bobinas.

O Acabamento é formado pelo Laminador de Perfis Leves, composto pela Unidade de Alimentação, uma Maquina de Solda de Topo, uma Guilhotina Corte de Pontas, Estocador de Rolos, Rolos de Fio-maquína, um Descarepadoror, uma Unidade de Tração e Endireitamento, um Forno de Indução, uma Picotadora, Formador de Laço, Tesoura de Emergência, Laminador e Cortadeira de 6000 mm, um Leito de Resfriamento e Unidade Transferidora de Barras. 

Infra-estrutura composta por um Sistema Captação de Água, um canal de Adução com Gradeamento contra Detritos, Estação de Tratamento de Água Bruta, Estação de Tratamento de Água Potável, Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, uma Estação de Tratamento e Resfriamento de Água, um circuito de Água de Contato, com Poços de carepa (Aciaria,  Laminação e Acabamento), circuito de Água de Não Contato, Sistema de Abrandamento, sistema de desconcentração de lama, Sistema de Resfriamento para o Acabamento, uma Fábrica de Oxigênio, Nitrogênio, Argônio, Central de Ar Comprimido, uma Estação de gás natural, com controle de pressão e medição de vazão e uma Subestação Principal.

USINA KATOWICE POLÔNIA

0

Gerenciamento da Transferência da Usina de Cobre e Latão localizada em Katowice - Polônia. Foi realizado a desmontagem (5 Fornos de Fusão, Transportadores e Serras, Forno de Reaquecimento, Laminador a Quente, Calandra, Fresa, Laminador a Frio, Fornos Verticais, Laminadores de Gaiolas, Fornos Ébner, Sliters, Acabamento, Filtro de Mangas), estufagem e transporte para o Brasil. Compondo dos seguintes equipamentos:

REFILADEIRAS E FORNOS EBNER

Forno de recozimento de placas (a gás) - EP1 (LINHA 11)/ Forno de recozimento de placas (elétrico) - EP2 (LINHA 11)/ Linha de corte e desbasta de chapas - LD1 (LINHA 8)/ Linha de corte com dois acúmulos - CP1 (LINHA 19)/ Linha de corte com dois acúmulos - CP2 (LINHA 20)

LAMINADORES TANDEM E SENDZIMIR

Laminadora a Frio de 4 rolos/ 2 cadeiras - WZ2 (LINHA 4)/ Laminadora de 20 rolos - WZS (LINHA 7)

LAMINADORES 5 E 1 CADEIRAS

Laminadora 5 cadeiras/4 rolos - WZ5 (LINHA 10)/ Laminadora 1 cadeira/2 rolos - WWD (LINHA 38)/ Laminadora 1 cadeira/ 4 rolos - WWK (LINHA 17)

DECAPAGEM/ DESENGRAXE

Linha de Tratamento Térmico/Decapagem - ZG1 (LINHA 5)/ Linha de tratamento térmico e decapagem - ZP1 (LINHA 6)/ Linha de tratamento térmico e decapagem - ZP2  (LINHA 9)/ Linha de Decapagem Química - TC1 (LINHA 16)/ Estação de nivelamento/ desengraxe - PU1 (LINHA 40)/ Linha decapagem p/ chapas - TC2 (LINHA 12)

LINHAS DE CORTES

Linha de corte e desbasta - LD2 (LINHA 18)/ Linha de corte com dois acúmulos - CP3 (LINHA 21)/ Linha de corte compacta - CZ1 (LINHA 22)/ Linha de corte compacta - CZ2 (LINHA 23)/ Linha de corte compacta - CZ3 (LINHA.....)/ Cortadeira de chapas - LA1 (LINHA 25)/ Prensa de Discos - LP1 (OFICINA)

EQUIPAMENTOS DA OFICINA

Torno vertical modelo 1512 - N/S 351 - LT1 (OFICINA)/ Prensa NPECCOB, modelo K1430 - N/S 841 (1977)/ Prensa Hidráulica de 320 ton - LP2/ Retífica para afiação das fresas (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 26 (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 27A (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 27B (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 27C (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 28A (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 28B (OFICINA USINAGEM)/ Retífica para afiação das fresas - 28C (OFICINA USINAGEM).

USINA VOTORANTIM TRÊS LAGOAS

0

Instalação de um Laminador de Barras (Forno de Reaquecimento de Tarugos, Laminador Desbastador/ Intermediário/ Acabador, Leito de Resfriamento, Sistema de Corte a Medida, Sistema de Pesagem e Enfeixamento, etc.) em Três Lagoas - MS.

Os serviços de Engenharia consistiram nos Projetos Básicos e Detalhados da implantação de  Infra-Estrutura (terraplenagem, drenagem, arruamento, iluminação externa, esgoto sanitário, água potável, aterramento, etc.); Projetos Arquitetônicos dos Prédios Administrativos (Portaria Principal, Vestiários, Sanitários,  Cozinha e Refeitório, Ambulatório, Cabine das Balanças, Escritório Administrativo, etc.); Projeto Detalhado externo do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios; Instalações Provisórias (Subestações, Almoxarifado, Oficinas, Canteiros de obras, Central de Concreto, etc).

Os serviços de Gerenciamento de Obras consistiram na coordenação da implantação da Infra-Estrutura (terraplenagem, drenagem, arruamento, iluminação externa, esgoto sanitário, água potável, aterramento, etc.); na Construção Civil dos Prédios Principais da Unidade, dos Prédios Auxiliares (Almoxarifado, Oficina de Cilindros, Salas Elétricas e Subestacões, Salas Hidráulicas, Cabines de Comando, Laboratórios, etc.), dos Prédios Administrativos (Portaria Principal, Vestiários, Sanitários, Cozinha e Refeitório, Ambulatório, Cabine das Balanças, Escritório Administrativo, etc.); das Instalações de Utilidades (Sistemas de Águas de Resfriamento/ Proteção e Combate a Incêndios/ Água Potável, Ar Comprimido, Gás Natural,etc.); Montagem Eletro-Mecânica (Forno de Reaquecimento de Tarugos, Laminador Desbastador/ Intermediário/ Bloco Acabador,  Leito de Resfriamento, Sistema de Corte a Medida, Sistema de Pesagem e Enfeixamento, etc.); das Instalações Provisórias (Subestações, Almoxarifado, Oficinas, Canteiros de obras, Central de Concreto, etc).

CARAÍBA METAIS PARANAPANEMA

0

Serviços de Engenharia, Gerenciamento da Montagem Eletromecânica, Gerenciamento de Planejamento, Gerenciamento dos Suprimentos/ Materiais, Gerenciamento dos Arquivos Técnicos de Projetos e Gerenciamento de Topografia, para a Implantação da Atualização Tecnológica e Expansão para o P280 em Dias D Ávila, no Estado da Bahia.

O Gerenciamento do Projeto foi consolidado junto a PMA e conforme Metodologia de Gerenciamento de Engenharia e Obras, onde todos os trabalhos foram executados de acordo com procedimentos quantificados da Lima e Zanette e/ou Normas aplicáveis.   

Foram levantadas todas as atividades, seus recursos (Equipamentos, ferramental, pessoal, materiais, etc.) e colocado no tempo. Foram verificadas todas as interfaces (Guindastes, Munks, Plataformas, Andaimes, Hidrojateamento, Refratário, Isolamento, etc.), as dependências, atividades sucessoras e predecessoras com outras atividades. Foi consolidado o cronograma detalhado, histograma de mão de obra, estrutura analítica de projeto que detalhou o projeto ao menor nível de forma que pudesse gerenciar e nortear as metas do empreendimento e o acompanhamento do caminho crítico.

Foram confeccionados Cadernos de Encargos/ Especificação Técnica de Compra, avaliado e qualificado fornecedores, foram equalizadas Propostas Técnicas/ Comerciais junto aos fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços, bem como a negociação dos contratos.

Foram desenvolvido projetos nas áreas: Planta de Sulfúrico (Purificação, Reação e Absorção), Fundição (Transportador/ Silo de Dosagem - blending, no Secador Dryer - aumento do silo de descarga/ peneira rotativa, ventiladores e air lift, no Queimador, no Elevador de Carga, no Forno Elétrico, na Caldeira, no Sistema de Gás da Fundição e Forno Flash), Conversão (Roda de Moldagem), Eletrólise (Maquina de Catodo Permanente, Tank House e Purificação), Metais Preciosos, Manuseio de Gás, Movimentação de Carga Fria, Meio Ambiente, Todas as Engenharias Conceituais e Básicas foram desenvolvidas pelo fornecedor de tecnologia e as Engenharias Detalhadas foram desenvolvidas pela Lima e Zanette

Lima & Zanette ® Direitos Reservados
Sede: Estrada de Jacarepaguá n° 7709, Jacarepaguá Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22.753-033 | TEL.: (21) 2436-1792